Ditongo em monossílaba?
Olá! Estou estudando português e tenho uma dúvida:
- Pode haver ditongo em monossílaba? Por exemplo:
Na frase: "Entregue isto ao César.", ao poderia ser uma monossílaba com ditongo? Pois a é vogal e o semivogal, certo? Afinal o, nesta palavra, tem o som do fonema /w/, que é lido como "u".
Gostaria de saber se há ditongo em monossílaba.
Obrigado!
- Pode haver ditongo em monossílaba? Por exemplo:
Na frase: "Entregue isto ao César.", ao poderia ser uma monossílaba com ditongo? Pois a é vogal e o semivogal, certo? Afinal o, nesta palavra, tem o som do fonema /w/, que é lido como "u".
Gostaria de saber se há ditongo em monossílaba.
Obrigado!
1 resposta
Olá,
Sim, é perfeitamente possível haver ditongo em uma palavra monossílaba.
Na frase "Entregue isto ao César", a palavra "ao" constitui exatamente um monossílabo com ditongo (um ditongo decrescente).
Aqui está o detalhamento estrutural:
- Vogal base: A letra "a", pois tem tonicidade e som mais forte na emissão.
- Semivogal: A letra "o", que, por estar em posição átona (fraca) no final da sílaba, tem o seu fonema reduzido ao som de /w/ (como um "u").
Como ambos estão na mesma sílaba, formam o ditongo.
Outros exemplos comuns de monossílabos com ditongo são: pai, mãe, céu, eu e bem.
_ _ _ _
Esperamos ter ajudado.
Bons estudos!
Sim, é perfeitamente possível haver ditongo em uma palavra monossílaba.
Na frase "Entregue isto ao César", a palavra "ao" constitui exatamente um monossílabo com ditongo (um ditongo decrescente).
Aqui está o detalhamento estrutural:
- Vogal base: A letra "a", pois tem tonicidade e som mais forte na emissão.
- Semivogal: A letra "o", que, por estar em posição átona (fraca) no final da sílaba, tem o seu fonema reduzido ao som de /w/ (como um "u").
Como ambos estão na mesma sílaba, formam o ditongo.
Outros exemplos comuns de monossílabos com ditongo são: pai, mãe, céu, eu e bem.
_ _ _ _
Esperamos ter ajudado.
Bons estudos!
- Tópicos Relacionados