Figuras de linguagem (pergunta)

Eu tenho uma baita dúvida na hora de identificar se uma frase condiz com aquele rótulo que quero empregar; acaba se tornando quase que um sacrifício. A minha pergunta é:
Como posso descobrir, de uma forma mais fácil, a(s) figura (s) de linguagem em frases muito complexas?

1 resposta
Olá,

Para identificar figuras de linguagem em frases longas e complexas de forma simples, sugiro a você que desconstrua a oração e procure por pistas semânticas. Em vez de tentar ler e analisar a frase inteira de uma vez, siga este método passo a passo:

1) Isole as orações.
Divida a frase em partes menores usando as vírgulas e conjunções. Analise cada pedaço individualmente.

2) Busque o sentido literal e o figurado.
Pergunte-se se as palavras estão sendo usadas no seu sentido real ou se há uma associação de ideias (ex: metáfora, comparação).

3) Identifique palavras-chave.
A presença de termos como como, tal qual, feito geralmente indica comparação.

4) Analise construções incomuns.
Se a frase tem uma ordem direta alterada ou repetição excessiva de sons, pode tratar-se de hipérbato ou aliteração.

5) Verifique relações de proximidade.
Se a frase substitui o autor pela obra, ou a marca pelo produto, trata-se de metonímia.

6) Dedique-se ao estudo da língua portuguesa.
Procure revisar conceitos nos quais você não se sente muito seguro, ou revise todo o estudo de língua portuguesa. Alguns livros como o Minigramática, das autoras Paschoalin e Spadotto, podem ajudá-lo nessa tarefa.

Esperamos ter ajudado.
Bons estudos! :)