Chícara x Xícara de chá: Qual é o correto?
Verificado por especialistas
Fiquei na dúvida esses dias e resolvi pesquisar. Já li e usei a palavra chícara tantas vezes que parece que estava registrada na memória visual. Olha só o que encontrei:
É isso!A forma correta de escrita da palavra é xícara. A palavra chícara está errada. Devemos utilizar o substantivo feminino xícara sempre que quisermos referir o recipiente de louça, com asa, utilizado para tomar bebidas quentes, como chá, café, leite, … Pode significar também o conteúdo desse mesmo recipiente. Fonte: dúvidas de português
1 resposta
Olá,
Gostaria de fazer um complemento.
A palavra xícara é escrita com X por motivos de origem histórica: ela deriva do idioma indígena asteca náuatle (xicalli). Ao passar para o espanhol (jícara) e depois para o português, a letra X foi mantida para preservar a sonoridade original.
Espero ter ajudado.
Bons estudos!
Gostaria de fazer um complemento.
A palavra xícara é escrita com X por motivos de origem histórica: ela deriva do idioma indígena asteca náuatle (xicalli). Ao passar para o espanhol (jícara) e depois para o português, a letra X foi mantida para preservar a sonoridade original.
Espero ter ajudado.
Bons estudos!