DE SEU casamento ou DO SEU casamento?
2 respostas
Resposta mais votada
Parabéns! Você já deve ter distribuido os convites, mas para não ficar sem resposta...
(Corrigindo seu post: cerimônia, alguém, o porquê?-(subst.))
Analisando:
DE é uma preposição.
DO pode ser:
1. Contração da prep. de com o art. o;
2. Contr. da prep. de com o pron. dem. o;
3. Contr. da prep. de com o pron. neutro o.
*No caso do convite é a 1ª. definição.
SEU é um pron. possessivo da 3ª pess. singular, e
CASAMENTO, subst.
Então ficaria:
"DE seu casamento" = de (prep.) + seu (pron. poss. 3ª pess.sing.) + casamento (subst.).
"DO seu casamento" = do (prep. de + art. o) + seu (pron. poss. 3ª pess.singular) + casamento (subst.).
Agora, eu fiquei na dúvida...
Acho que essa frase, gramaticalmente tem erro de concordância, pois o pronome SEU está na 3ª pessoa do singular e casamento é um ato solene entre duas pessoas. O convite, no seu exemplo, é feito por duas pessoas, então, acho que não há concordância, e "Fulano e Fulana convidam para a cerimônia de seus casamentos" também não está certo.
Se fosse separado, uma cerimônia para o noivo e outra para a noiva, até poderia dizer ´seus casamentos´. Ou se os convites fossem feitos separados: o noivo ou os pais fariam um convite para o seu filho e a noiva ou os pais dela fariam outro convite somente para ela...(?). Quando uma pessoa fala sobre seu próprio casamento, tudo bem: Ex.: "Após o fim do seu casamento, Grazi Massafera revela ter passado por fase difícil."; "Casada! Cher Lloyd posta foto da cerimônia de seu casamento ..."
Eu vejo muito: "Fulano e Fulana convidam para a cerimônia DE/DO casamento de/do seus filhos...." ou "Convidamos para a nossa cerimônia [religiosa] de/do casamento" ou "Fulana e fulano, juntamento com seus filhos beltrano e sicrano, convidam para a cerimônia de/do casamento..." ou ...enlace matrimonial de/do seus filhos... etc., etc.
Na pesquina no ´Google´ aparece:
80.600 resultados para "cerimônia do seu casamento" (entre aspas);
86.700 resultados para "cerimônia de seu casamento", idem;
409.000 resultados para "cerimônia do casamento", idem;
629.000 resultados para "cerimônia de casamento", idem.
Se alguém puder explicar melhor, agradeceria...
(Corrigindo seu post: cerimônia, alguém, o porquê?-(subst.))
Analisando:
DE é uma preposição.
DO pode ser:
1. Contração da prep. de com o art. o;
2. Contr. da prep. de com o pron. dem. o;
3. Contr. da prep. de com o pron. neutro o.
*No caso do convite é a 1ª. definição.
SEU é um pron. possessivo da 3ª pess. singular, e
CASAMENTO, subst.
Então ficaria:
"DE seu casamento" = de (prep.) + seu (pron. poss. 3ª pess.sing.) + casamento (subst.).
"DO seu casamento" = do (prep. de + art. o) + seu (pron. poss. 3ª pess.singular) + casamento (subst.).
Tanto faz "DE ou DO seu casamento", pois antes do pronome poss. (seu), o artigo ou a preposição são de livre escolha."Fulano e Fulana convidam para a cerimônia DE SEU casamento" está correto?
Agora, eu fiquei na dúvida...
Acho que essa frase, gramaticalmente tem erro de concordância, pois o pronome SEU está na 3ª pessoa do singular e casamento é um ato solene entre duas pessoas. O convite, no seu exemplo, é feito por duas pessoas, então, acho que não há concordância, e "Fulano e Fulana convidam para a cerimônia de seus casamentos" também não está certo.
Se fosse separado, uma cerimônia para o noivo e outra para a noiva, até poderia dizer ´seus casamentos´. Ou se os convites fossem feitos separados: o noivo ou os pais fariam um convite para o seu filho e a noiva ou os pais dela fariam outro convite somente para ela...(?). Quando uma pessoa fala sobre seu próprio casamento, tudo bem: Ex.: "Após o fim do seu casamento, Grazi Massafera revela ter passado por fase difícil."; "Casada! Cher Lloyd posta foto da cerimônia de seu casamento ..."
Eu vejo muito: "Fulano e Fulana convidam para a cerimônia DE/DO casamento de/do seus filhos...." ou "Convidamos para a nossa cerimônia [religiosa] de/do casamento" ou "Fulana e fulano, juntamento com seus filhos beltrano e sicrano, convidam para a cerimônia de/do casamento..." ou ...enlace matrimonial de/do seus filhos... etc., etc.
Na pesquina no ´Google´ aparece:
80.600 resultados para "cerimônia do seu casamento" (entre aspas);
86.700 resultados para "cerimônia de seu casamento", idem;
409.000 resultados para "cerimônia do casamento", idem;
629.000 resultados para "cerimônia de casamento", idem.
Se alguém puder explicar melhor, agradeceria...
É indiferente dizer seu produto e sua marca ou o seu produto e a sua marca. A dúvida, em última análise, reside em saber se o pronome possessivo (seu ou sua) admite ou não artigo antes de si, e uma consulta aos escritos de nossos abalizados autores revela que é facultativo o emprego do artigo antes dos pronomes possessivos. Exs.: a) "... Outra vez torno a falar de vosso amor" (Padre Antônio Vieira); b) "Andrade contentou-se com o seu próprio sufrágio" (Machado de Assis). Na escrita, é mais elegante excluir o artigo, mas fica a gosto do freguês. Saiba mais em migalhas.com