Viagem de um raio ou Viagem num raio?
Estava escrevendo um texto e me deparei com a necessidade de expressar um deslocamento confinado a uma distância específica em uma frase. E pensei no sugerido pelo título desse tópico. Entretanto, me ocorreu que tenho dúvidas sobre qual preposição eu devo usar. O correto seria: "Viagens de um raio de até 1 m.", por exemplo, ou "Viagens num (em um) raio de até 1 m."?
Desde já, agradeço quem puder me ajudar.
Desde já, agradeço quem puder me ajudar.
3 respostas
Normalmente se estivermos falando de raios, partículas elétricas que vem ou que vão para as nuvens então seria viagem de um raio, só elas (as partículas elétricas é que viajam num raio). Então viagem de um raio. Idem para um raio, falando de física, espelhos, reflexão etc.
Já em física de movimentos, podemos expressar melhor falando de algo (uma partícula por exemplo, um objeto, etc) em uma (numa) trajetória de X metros.
No caso em tela, de 1 metro.
Assim, diríamos (apontando ou mostrando uma figura) "que esta é a trajetória do objeto que se dirige do ponto A para B.).
Ou que (um exemplo aqui) Um ciclista pedala/uma formaiga anda em uma trajetória circular de raio R= 1m, e aí daria outros dados, velocidade, etc.
Já em física de movimentos, podemos expressar melhor falando de algo (uma partícula por exemplo, um objeto, etc) em uma (numa) trajetória de X metros.
Assim, diríamos (apontando ou mostrando uma figura) "que esta é a trajetória do objeto que se dirige do ponto A para B.).
Ou que (um exemplo aqui) Um ciclista pedala/uma formaiga anda em uma trajetória circular de raio R= 1m, e aí daria outros dados, velocidade, etc.
O segundo caso que você expôs seria o mais conveniente para mim. A ideia é de que o deslocamento (a viagem) acontecerá num limite de 300 km, por exemplo. Portanto, devo escrever "Viagem em um raio de 300 km" ou "Viagem de raio de 300 km"?p.paulo escreveu:Normalmente se estivermos falando de raios, partículas elétricas que vem ou que vão para as nuvens então seria viagem de um raio, só elas (as partículas elétricas é que viajam num raio). Então viagem de um raio. Idem para um raio, falando de física, espelhos, reflexão etc.
Eu diria que a viagem/deslocamento se dará/acontecerá dentro de um raio de 300 km.
Mas você poderia dizer, por exemplo, o carro pode ser localizado/contactado a qualquer momento em um raio de 300 quilômetros.
Um pequeno comentário para os novatos em medidas de distâncias geográficas por exemplo - aqueles que queiram ter uma "idéia" de quantos km a partir de uma cidade.
Acontece que devido as curvas, variação de altitudes, tráfego, possíveis desvios e outras variáveis, se basear nos tais raios pode levar a erros importantes.
À título de ilustração:
Se colocarmos GIG (aeroporto do Galeão) no GPS Visualizer no campo "location" do gerador de círculos - "circle generator" onde tem Draw range rings around a point e mandarmos fazer um círculo de 747 km, o tal círculo vai tocar Itamarajú - BA. Já se colocarmos o mesmo GIG no Google Maps e pedirmos uma rota para Itamaraju-BA, de carro vai dar 954 km.
Como se pode ver pode-se "esticar" muito, quando se trata de viagens, por exemplo.
http://www.gpsvisualizer.com/calculators#range_rings
Mas você poderia dizer, por exemplo, o carro pode ser localizado/contactado a qualquer momento em um raio de 300 quilômetros.
Um pequeno comentário para os novatos em medidas de distâncias geográficas por exemplo - aqueles que queiram ter uma "idéia" de quantos km a partir de uma cidade.
Acontece que devido as curvas, variação de altitudes, tráfego, possíveis desvios e outras variáveis, se basear nos tais raios pode levar a erros importantes.
À título de ilustração:
Se colocarmos GIG (aeroporto do Galeão) no GPS Visualizer no campo "location" do gerador de círculos - "circle generator" onde tem Draw range rings around a point e mandarmos fazer um círculo de 747 km, o tal círculo vai tocar Itamarajú - BA. Já se colocarmos o mesmo GIG no Google Maps e pedirmos uma rota para Itamaraju-BA, de carro vai dar 954 km.
Como se pode ver pode-se "esticar" muito, quando se trata de viagens, por exemplo.
http://www.gpsvisualizer.com/calculators#range_rings