Gramática: Modos Verbais em Português
Estava estudando modos verbais, quando me apareceu uma dúvida em relação ao imperativo e ao subjuntivo. Frases como: “Você que faça isso!” e “Eles que paguem!” são de qual modo verbal? E por quê?
Eu colocaria como imperativo, pois me parece mais uma ordem do que uma hipótese. Está errado esse meu raciocínio?
Eu colocaria como imperativo, pois me parece mais uma ordem do que uma hipótese. Está errado esse meu raciocínio?
1 resposta
Relembre-se de que o tempo do Subjuntivo pode denotar não apenas hipótese, mas também desejo, o que ocorre em ambas frases "Eles que paguem!" e "Você que faça isso!". Neste caso, a melhor pista para se ver que é o tempo do Subjuntivo ali é a presença do "que" mais as flexões verbais no tempo do Subjuntivo (além de que a frase "Eles que paguem!" não possa estar no Imperativo, visto que não se tem a terceira pessoa do plural no Imperativo, porque, quando se dão ordens, dão-se ordens falando diretamente a uma pessoa, ou seja, uma segunda pessoa do discurso, não a uma terceira pessoa, o que seria maluquice).