Acentuação gráfica

8. Assinale a série cuja acentuação gráfica se justifique da mesma forma que em: baiúca - ônus - apóio.

a) viúvo, ônibus, pastéis
b) vírus, hífen, jibóia
c) centopéia, Garibáldi, caí
d) egoísmo, Quéops, escarcéu
e) lápis - vôlei - girassóis

A resposta é a letra D, não entendi, mas acho que está errada, eu fiquei entre A ou E mas mesmo assim não achei boas como resposta, sendo que Baúica é acentuada pela regra do hiato, ônus, por ser uma parox. terminada em us, e apóio eu deduzi como uma parox. terminada em ditongo crescente. alguém concorda comigo?

1 resposta
Passando só para comentar essa questão (4 anos depois rsrsr)

Com o novo acordo ortográfico, baiuca perdeu o acento grave (assim como outras palavras com "i" ou "u" tônico precedido de ditongo). Mas, considerando a ortografia da época dessa questão, temos que:

BOCAIÚVA - hiato com "i" tônico;
ÔNUS - Paroxítona terminada em US;
APOIO - Paroxítona terminada em ditongo crescente;

Logo:
A) Errada. "Ônibus" é proparoxítona.
B) Errada. "Vírus" é paroxítona terminada em US (portanto, não é a mesma regra).
C) Errada. "Centopéia" é paroxítona terminada em ditongo (portanto, não é a mesma regra).
D) Errada. "Egoísmo" apresenta hiato com "i" tônico, "quéops" é uma paroxítona terminada em "ps", "escarcéu" é uma oxítona terminada em ditongo aberto "éu" (nenhuma das regras coincidem).
E) Errada. Nenhuma regra coincide ("vôlei", por exemplo, é acentuada por ser paroxítona terminada em ditongo).

Na minha opinião, essa questão está com todas as assertivas erradas. Logo, está mal formulada. Não há resposta correta!